[lastupdated before="Last update:"]
Imagem de Fundo
Togo Autor: Nós2 de Mochilão em 27 agosto 2017

Togo-Mochilão-Viagem-PraiaTogo é um daqueles países que você se apaixona ainda olhando de cima, pela janela do avião.

Quase todos os grupos étnicos do Togo acreditam fielmente na existência de um Ser superior e até hoje alguns grupos ainda praticam regularmente sacrifícios para assegurar a proteção diante dessa divindade.

Como todo bom país Africano, no Togo existem perto de 50 dialetos africanos, os quais Ewe e Kabyé são os 2 principais, mas o francês é a língua oficial. Muitos Togoleses falam também inglês e alguns poucos o alemão.

Togo tem 45 km de praias lindas, rodeadas de coqueiros e sua capital Lomé é conhecida por suas praias de areia fina, os passeios à sombra dos coqueiros, os grandes mercados e as suas numerosas atrações turísticas como o museu nacional, mercado de amuletos, catedral alemã do Grand-Marché e monumentos arquitetônicos. Lomé é uma cidade super moderna, a representação da nova África cosmopolita. Além disso a capital, é composta por largas avenidas no estilo francês, restaurantes saborosos e uma animada vida noturna.

Falando nisso, Lomé já foi considerada a Paris Africana durante os anos 20 e ainda hoje é possível encontrar algumas construções com influência francesa como o bulevar

Como chegar?

O voo mais econômico é pela Ethiopian Airlines saindo de SP (voo direto) das outras capitais sempre fazem escala. Esse voo é o mesmo que vai para Ethiopia e para Tailândia. A viagem até Lomé, tem um pouco menos de 8 horas de duração.

E um dos voos mais caros é o da AirFrance com escala em outro país e duração bem mais extensa.

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar no Togo e a taxa é de U$100,00 (cem dólares) para 30 dias, isso mesmo minha gente, um dos vistos mais caros da África.

De 30 a 90 dias o visto sai por U$150,00, de 90 a 120 o valor é U$200,00, de 120 a 180 dias o visto sai por U$250,00.

Falando nisso você sabia que o visto mais caro no continente Africano é o da Nigéria, U$198,00?


Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?


Você consegue tirar o visto na chegada ao Aeroporto e para tirá-lo vai precisar de:

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • 03 formulários preenchidos e assinados (todos estão em francês) – São entregues dentro do voo, porém podem ser baixados aqui;
  • 03 fotos 3×4 recentes (não deve colar nenhuma no formulário);
  • Cópia da passagem de entrada e saída do país;
  • Confirmação de reserva de hotel ou local de hospedagem;
  • Certificado internacional de vacina de Febre Amarela.

Moeda

A moeda oficial do Togo é o Franco da África Ocidental – CFA, utilizado também em mais 14 países Africanos. Entre eles Burkina Faso, Costa de Marfim e Mali.

Cotação – 1 real aproximadamente 176,64 CFA. 1 dólar aproximadamente 556,87 CFA.

Existem caixas automáticos ATM em todas as principais cidades. Cartões da rede Mastercard são aceitos apenas no Banque Atlantique, em Lomé.

Cartões de crédito são aceitos mais facilmente apenas em alguns hotéis e restaurantes de padrões mais altos.

Segurança

Togo é um país de segurança razoável, como a maioria das cidades do Brasil.

O segredo é ficar atento, principalmente quando estiver passeando pelos mercados, evitar andar à noite sozinho e com dinheiro, celular e coisas de valores dando sopa.

Alguns bairros da periferia de Lomé também não são indicados, por ter um índice de criminalidade maior que nas partes turísticas.

O que fazer no Togo?

A paisagem do Togo é bem diversificada, atraindo amantes da natureza, que curtem cachoeiras, praias e safaris.

Curtir as praias com palmeiras e águas azuis e áreas finas que lembram as praias do sul da Califórnia ou da Flórida é algo bem atrativo no país. Com o calor constante durante todo o ano nada melhor que ser compensado pela brisa fresca do oceano atlântico.

Togo-Mochilão-Viagem-Praias

As melhores praias são:

  • Praia de Tyre – Apesar dos muitos pescadores a praia é liberada para banhos e tomar sol
  • Robinson-Plage Praia – Fica no leste de Lomé com águas mais calmas e rasas, perfeitas para banhos. Fica próximo ao porto de Lomé o que proporciona avistar vários barcos chegando e saindo.
  • Anecho Praia – A cidade histórica de Anecho fica perto da fronteira oriental do Togo e é a antiga capital do país. Suas praias apresentam numerosos afloramentos rochosos e algumas das ondas mais fortes encontrados no país.

Toda a costa do Togo, no Golfo da Guiné, possui praias maravilhosas. Porém, deve-se ter muita atenção, pois nessa parte do oceano tem muitas correntes perigosas. Em algumas partes pode se ver o aviso de proibição de entrada no mar. Principalmente nas praias de Porto Seguro, 30 minutos de Lomé.

Parque nacional de Fazao-Malfacassa

Está próximo à cidade de Sokode, que possui muitas espécies de primatas e os últimos elefantes do Togo. Ainda ao norte, próximo à cidade de Kara, está o parque nacional de Keran, que vale a pena ser visitado, pois ali vivem muitos macacos e tipos de antílopes.

Cascatas de Akloa

Com 70 metros que fica cerca de 180 km ao norte de Lomé, na aldeia de Tomegbé.

Togo-Mochilão-Viagem-Cachoeira

Koutammakou

Região localizada ao nordeste do Togo, estendendo-se para o vizinho Benin onde se encontram as famosas casas de barro em forma de torre, chamadas Takienta (ou Tatas), únicas em África, e que se tornaram um símbolo de Togo.

Togo-Mochilão-Viagem-Tribo

Togoville

Uma aldeia onde há uma igreja católica, construída no período colonial alemão e um grande cemitério vodoo. Este local tem uma história inglória e triste pois aqui as pessoas foram escravizadas e postas em navios negreiros para o Haiti. Não longe de Togoville, encontra-se o lago do Togo, muito apreciado por praticantes de esportes aquáticos.

 


Já conhecem Togo? Quer mais informações ou tem alguma outra curiosidade sobre esse país? Comente para gente… 🙂

Até a próxima!

Leia também

Curiosidades sobre San Pedro de Atacama San Pedro de Atacama é um povoado que está localizado na região de Antofogasta, ao norte do Chile. Um oásis no meio do deserto e tem fama internaciona...
Documentos necessários para viajar pelo mundo Essa é uma das dúvidas mais frequentes, mesmo para quem está acostumado viajar por muitos lugares, pensar nas documentações necessárias pode ser um po...
O que levar em um mochilão pela América do Sul (Planilha Excel Gratuita) Preparamos uma listinha do que levar em um mochilão pelos países, Bolívia, Chile e Peru, para você não ficar perdido na hora de arrumar sua mochila. E...
O surrealista deserto de Salvador Dalí A Bolívia possuí muitas maravilhas naturais a oferecer, mas nem sempre está presente no roteiro dos mochileiros. Além do fantástico Salar de Uyuni (co...
Bolívia e Chile em 21 dias Essa é outra sugestão de roteiro para mochilão em parte da América do Sul. Dessa vez os países escolhidos foram apenas Bolívia e Chile em 21 dias. Com...
Como não se decepcionar com o Salar de Uyuni Em 2015 quando viajamos para Bolívia, visitamos um dos lugares surreais do país, o Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo. Nos surpreendemos c...