[lastupdated before="Last update:"]
Imagem de Fundo
Cachoeira do Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro - MG, Brasil Autor: Nós2 de Mochilão em 7 junho 2016

Feriado chegando e nada melhor que planejar aquela viagem rápida e prazeirosa. Cachoeiras são sempre boas pedidas, com lindas paisagens e águas geladas para lavar a alma e energizar a vida. Pensando nisso separamos um roteiro simples e de tirar o fôlego para a Cachoeira do Tabuleiro. Prepare a mochila e venha conosco.

Tabuleiro está situado no município de Conceição do Mato Dentro. Partindo de Belo Horizonte fica cerca de 180 km, passando pela linda Serra do Cipó.  O vilarejo é simplório e bem tranquilo. Possui um mercadinho, alguns bares e restaurantes. Não possui posto de gasolina, então se for de carro abasteça em Conceição que fica a 20 Km de lá.

Nos hospedamos na Pousada da Gameleira que possui instalações com suítes, frigobar e ventilador. A TV no quarto é opcional, claro que não optamos por ela. O dono Samuel é também um guia local, o qual nos deu várias dicas sobre as trilhas e destinos.

A cachoeira que leva o mesmo nome do distrito está situada no Parque Estadual Serra do Intendente e é a maior de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil, com 273 metros de queda em meio a um paredão de pedras que formam um coração. Não tem como não se encantar com tamanha beleza.

A entrada do parque custa em média R$10,00 por pessoa e pode fazer três trilhas a partir de lá: Mirante, Alto da Cachoeira e Trilha da Base. Além, da travessia para Lapinha da Serra (que fica para um próximo post).

Nós fizemos inicialmente a Trilha do Mirante, que não requer tanto esforço e nem preparo físico. Apesar dessa época o volume de água não ser tão grande, o mirante nos proporciona uma visão incrível da cachoeira.

Para se chegar a base é necessário fazer uma caminhada de 1 hora e meia pelo leito do rio. É recomendável um guia para acompanhar e utilização de calçados adequados. Em épocas chuvosas essa trilha é fechada, pois a risco eminente de trombas d’aguas.

No Alto da Cachoeira, o rio forma diversas piscinas naturais, a trilha é mais pesada e demorada, mas muito bela.

Como chegar a Tabuleiro?

De ônibus

Saindo de Uberlândia é necessário ir até Belo Horizonte/MG e depois para Conceição do Mato Dentro. Viação Gontijo – www.gontijo.com.br.

Saindo de Belo Horizonte/MG a Viação Serro é quem faz o trajeto – www.serro.com.br.


Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?


De Conceição do Mato Dentro/MG, tem ônibus apenas alguns dias na semana: 2a, 4a e 6a às 15:00h e sábado as 14:00h. Saída na rodoviária. Caso você não chegue na cidade nos dias que saem o ônibus terá que pegar taxi.

Para quem vem do Rio de Janeiro ou São Paulo o melhor a fazer é ir até Belo Horizonte e em seguida pegar os ônibus para Conceição e Tabuleiro.

De avião

Será necessário ir para Belo Horizonte e após de ônibus para Tabuleiro. O aeroporto de Confins está a 150 km de lá.

De carro

Saindo de Uberlândia o melhor caminho é rumo à Capital Mineira. Cerca de 535 km.

Para quem sai de São Paulo, deve pegar a Rodovia Fernão Dias até Belo Horizonte, que está a 750 Km.

Rio de Janeiro melhor trajeto é pela BR 040 também até a cidade de Belo Horizonte, 603 Km.

De BH deve seguir pela 424 até Lagoa Santa e em seguida pela MG 010, passando pela Serra do Cipó e pela estátua do Juquinha. Chegando em Conceição, roda mais 20 km em estrada de terra até chegar a Tabuleiro.

Hospedagem

  1.  Tabuleiro Eco-Hostel – Oferece pousada e Camping – Telefone: (31) 99638-9641
  2. Pousada da Gameleira – Telefone: (31) 99648-2333 / 99263-2968

Atrações próximas

Além dessa cachoeira, Tabuleiro possui vários outros atrativos:

Cachoeira do Zé Cornicha – Bela queda com poço para banho, saindo do vilarejo é necessário fazer uma trilha de 1h30m de caminhada.

Cachoeira Congonhas – Com 90 metros de queda, fica a 1 hora de Tabuleiro e precisa de um guia para encontrá-la.

Poço do Rio Preto – Lugar fundo que proporciona boas condições para mergulho.

Poço Pari – Com cerca de 200 metros quadrados é parte de encontro de dois rios, se localiza no meio da mata e é ideal para mergulho. Em dias chuvosos é quase impossível chegar até lá, ficamos atolados e foi um sufoco sair.

Cachoeira Rabo de Cavalo – Com 120 metros dividida em duas quedas e uma trilha lindíssima de cerca de 1h, essa cachoeira merece um post inteiro S2.

Leia também

As 7 maravilhas do Peru O mundo elegeu as suas 7 maravilhas e hoje Nós2 de Mochilão elegemos as 7 maravilhas do Peru. Por que o Peru? O planeta está cheio de lugares fantást...
O que fazer na Tailândia? A Tailândia é um destino tão distante que muitos só a conhece por alguns fatos isolados que a faz se diferenciar do restante do mundo. Nós também não ...
Tudo que você precisa saber sobre Togo Togo é um daqueles países que você se apaixona ainda olhando de cima, pela janela do avião. Quase todos os grupos étnicos do Togo acreditam fielmente...
Relato – Bolívia, Chile e Peru em 21 dias – Parte 1 Esse é o relato detalhado do roteiro de 21 dias pela Bolívia, Chile e Peru. Para ver o roteiro clique aqui. 1º dia Encontro em Guarulhos com galerin...
O que fazer na Chapada dos Veadeiros A Chapada dos Veadeiros está situada no coração do Brasil e é destino de vários mochileiros. Está no nordeste do estado de Goiás em uma extensão de 65...
O que levar em um mochilão pela América do Sul (Planilha Excel Gratuita) Preparamos uma listinha do que levar em um mochilão pelos países, Bolívia, Chile e Peru, para você não ficar perdido na hora de arrumar sua mochila. E...
  • Wladimir Teixeira

    Sensacional esse lugar… Parabéns!!!

  • Realmente é um dos locais mais lindos que já visitamos…

  • Sú Menezes

    Perfeito esse lugar!!

  • samuel cachoeira tabuleiro

    Gratidão pelo carinho, considerações e por divulgar as cachoeiras gigantes do Brasil, Minas Gerais e a cachoeira do coração Tabuleiro, única no mundo com formação de cristal.
    Será um grande prazer receber e guiar voces pela cachoeira do Tabuleiro e outras 70 cachoeiras na região, maravilhas do nosso quintal, compartilhando energias e vivencias espirituais, reforçando o encontro da vida na natureza e nossa arvore gameleira com 458 anos.
    Paz luz felicidades.
    Inté namaste!
    Samuel ace
    reserva@pousadadagameleira.com.br
    31-99263-2968 whatsapp

Cachoeira do Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro - MG, Brasil

Como chegar