[lastupdated before="Last update:"]
Imagem de Fundo
Santana do Riacho, Lapinha Da Serra - MG, Brasil Autor: Nós2 de Mochilão em 7 novembro 2016

Entre os vários lugares mágicos que existem em Minas Gerais, certamente um deles é a Lapinha da Serra. Não conhece? Se liga neste post que fizemos. Lapinha da Serra fica situado no município de Santana do Riacho/MG a 120 km de Belo Horizonte.

É um local de muito ecoturismo e  de contemplação da natureza, onde podemos encontramos cachoeiras, lagos, montanhas, grutas, sítios arqueológicos, belas paisagens e mirantes que cercam toda região.

Atrativos

Cachoeirinha e cachoeira do Rapel – ficam a menos de 1 km do Povoado da Lapinha da Serra. É o início de tudo que se pode desfrutar por lá. A cachoeira que se vê no início da trilha é a do rapel (é possível a prática do esporte com os guias locais), abaixo dela temos a cachoeirinha onde tem um poço bem fundo com uma pequena queda d’água e vários lugares para saltar (cerca de 10 metros de altura).

07_11_2016_21_42_36

Poço da Chachoeirinha

Cachoeira do Paraíso – após a cachoeira do Rapel, pega uma trilha no sentido dos canos de água que vem da Serra e após subir até a primeira planície você avistará a cachoeira do Paraíso e algumas placas indicando o Pico do Breu. Basta seguir a sua visão, a cachoeira fica cerca de 1 km à frente e possui uma bica de água potável no caminho.

Cachoeira do Rapel (abaixo) e Cachoeira do Paraíso (acima)

Cachoeira do Rapel (abaixo) e Cachoeira do Paraíso (acima)

Cachoeira do Lageado – fica a 6 km do povoado da Lapinha da Serra e pode ir a pé ou a cavalo. É uma trilha simples com uma pequena subida e descida chegando na cachoeira.

dsc00800

Cachoeira Lageado


Cachoeira do Bicame –
fica cerca de 25 Km do povoado, porém lá é uma RPPN (reserva privada do patrimônio natural) e depende muito dos proprietários permitirem ou não a visitação. É uma das cachoeiras mais bonitas que existem em Minas Gerais. Vale a pena perguntar aos moradores da Lapinha se essa cachoeira está aceitando visitação.

Pico da Lapinha ou Pico Breu – fica cerca de 4 km do povoado e é o segundo lugar mais alto da Serra do Cipó (1638 metros). É uma caminhada de nível médio para alguns e nível insano para outros. Basta sair bem cedinho para não pegar o sol que certamente o desgaste será menor. Não se preocupe com isso, pois quando chegar no pico a vista compensa todo o esforço.


Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?


dsc00750

Pico do Breu – Vista da Lapinha da Serra

Represa da Lapinha – fica às margens do povoado e é possível nadar, pescar, alugar ou levar um caiaque ou barco não motorizado (remo). Não é permitido acampar e fazer churrascos.

Travessia Lapinha / Tabuleiro – trata-se de um treeking de 2 ou 3 dias atravessando a cordilheira de Minas Gerais. Com paisagens deslumbrantes é um ótimo passeio e a caminhada e considerada de nível médio apesar das muitas subidas e descidas. Assim que fizermos a travessia postaremos. Mais informações sobre essa aventura aqui.

Como chegar a Lapinha?

De ônibus

Saindo de Uberlândia é necessário ir até Belo Horizonte/MG e depois para Santana do Riacho. Viação Gontijo – www.gontijo.com.br.

Saindo de Belo Horizonte/MG a Viação Saritur é quem faz o trajeto – www.saritur.com.br.

De Santana do Riacho para Lapinha da Serra é necessário pegar um ônibus na sexta-feira ou domingo (Tabela abaixo). Também é possível encontrar na cidade algumas pessoas que fazem esse trajeto sem muito esforço.

Origem – Destino Partida Chegada Dia da Semana
Santana do Riacho – Lapinha 18:45 19:15 Sexta
Santana do Riacho – Lapinha 13:45 14:15 Domingos
Lapinha – Santana do Riacho 14:30 15:00  Domingos
Lapinha – Santana do Riacho 19:30 20:00 Sextas

Para quem vem do Rio de Janeiro ou São Paulo o melhor a fazer é ir até Belo Horizonte e em seguida pegar os ônibus para Santana do Riacho e Lapinha da Serra.

De avião

Será necessário ir para Belo Horizonte e após de ônibus para Santana do Riacho. O aeroporto de Confins está a 150 km de lá.

De carro

Saindo de Uberlândia o melhor caminho é rumo à Capital Mineira. Cerca de 535 km.

Para quem sai de São Paulo, deve pegar a Rodovia Fernão Dias até Belo Horizonte, que está a 750 Km.

Rio de Janeiro melhor trajeto é pela BR 040 também até a cidade de Belo Horizonte, 603 Km.

De BH deve seguir pela 424 até Lagoa Santa e em seguida pela MG 010,  ao chegar na Serra do Cipo em um rotatória deve-se seguir em direção a Santana do Riacho (30 km aproximadamente). Chegando em Santana, contorna-se a praça central e segue a rua principal subindo até entrar na estrada de terra que são mais 11 km até chegar a Lapinha.

Considerações finais

No povoado é possível alugar casas, chalés e acampar para passar alguns dias. Existem diversos restaurantes no povoado e vale a pena experimentar a comida típica de lá.  Também existem algumas vendinhas onde é possível comprar alguns itens.

Se quer uma dica para Lapinha da Serra é respeite os moradores de lá, suas culturas e crenças. Respeite a natureza e divirta-se.

Conhece a Lapinha? Comenta ai e nos conte sobre a sua experiência!!

 

Leia também

Chacaltaya Chacaltaya é mais uma daquelas surpresas boas que a Bolívia nos proporciona. Localizada a 40 Km de La paz, a montanha faz parte da cordilheira Real e ...
As 15 cidades coloniais mais bonitas da América do Sul Com a chegada dos colonizadores à América do Sul, trouxeram com eles a habilidade indiscutível de construir cidades perfeitas. Iremos agora fazer uma ...
Nossa próxima grande trip o Sudeste Asiático Fala galera do blog! Hoje vamos falar sobre nossa próxima grande viagem que será no Sudeste Asiático que faremos em março de 2017. No momento estamos ...
As 7 maravilhas do Peru O mundo elegeu as suas 7 maravilhas e hoje Nós2 de Mochilão elegemos as 7 maravilhas do Peru. Por que o Peru? O planeta está cheio de lugares fantást...
7 dicas para você aproveitar o melhor de Ouro Preto Uma das cidades mais lindas do Brasil, Ouro Preto é famosa por sua arquitetura colonial onde muitos episódios da história de nosso país se passaram. P...
Andando nas nuvens em Uyuni Na Bolívia existe uma lenda muito antiga de origem aimara (nome dado a um determinado povo, da Era pré-colombiana no sul do Peru, Bolívia, Argentina e...

Santana do Riacho, Lapinha Da Serra - MG, Brasil

Como chegar