[lastupdated before="Last update:"]
Imagem de Fundo

Formas de chegar a Machu Picchu (Como chegar?)

Machu Picchu, Urubamba, Cusco, Peru Autor: Nós2 de Mochilão em 17 outubro 2016

Muitas pessoas nos perguntam como chegar a Machu Picchu por conta própria e são diversas possibilidades, algumas mais baratas e outras não muito baratas. O que define esse valor é a comodidade de como você irá. Abaixo tudo que você precisa saber para isso:

Passo 1 – Chegar a Cusco

Existem muitas possibilidades de chegar até Cusco.

  • Avião do Brasil direto para Cusco – Vira e mexe aparecem promoções para esse destino – https://goo.gl/eKoTL5
  • Avião saindo de Lima – Aproximadamente 1 hora de voo – https://goo.gl/xRrF2l
  • Ônibus saindo de Lima – Atenção nessa opção, pois são aproximadamente 20 horas de viagem – https://goo.gl/8eIU8o
  •  Ônibus vindos de outras localidades (Arequipa, La Paz etc) – Quando fomos para lá estávamos antes em Arequipa, foi uma noite no ônibus até Cusco. https://goo.gl/I5VClH

Passo 2 – Comprar o boleto turístico para acesso a Machu Picchu

  •  Pode-se comprar antecipadamente pelo site oficial http://www.machupicchu.gob.pe/
  •  Comprar por agências antecipadamente para incluir os próximos passos (ir para águas calientes com ou sem passagem de trem ou van, hospedagem, guia turístico, etc…)
  •  Comprar quando chegar em Cusco na casa da cultura (pode ter encerrado no dia que pretende ir) ou em alguma agência (sempre têm, mas o preço pode não ser muito atrativo)

Passo 3 – Chegar a Águas Calientes (A pé ou de Trem)

Essa é a parte que as escolhas definirão muito no custo final do passeio vamos a elas:

Van e caminhada

Contratar uma agência para fazer o transfer de Cusco até a hidrelétrica. Da hidrelétrica até Águas Calientes a caminhada é de cerca de 7 km pela linha de trem. Dessa maneira são necessários 3 dias sendo 1 dia para ir até aguas calientes, 1 dia para Machu Picchu e um dia para voltar a Cusco, ou seja deve-se contar com uma hospedagem em Águas Calientes.

Trem direto de Cusco a Água Calientes

Deve-se pegar um taxi até Poroy que é bem perto de Cusco e não é caro. A empresa Peru Rail faz a rota Cusco/Machu Picchu e vende online (aqui) então dá para planejar direitinho e ver os custos que são bem variados. Existem 3 opções de “classes” a Expedition (básico), Vistadome (meio termo) e a Hiram Bigham (classe luxo). Também oferecem um monte de adicional que ao nosso ver são apenas luxo para um viagem curta (3 horas aproximadamente).

Trem de Ollantaytambo a Água Calientes

Ollantaytambo é uma cidade a 60 km de Cusco e faz parte do vale Sagrado. Lá possui um dos maiores complexos arquitetônicos do Peru. Para quem tem tempo vale a pena passar um dia lá antes de ir para Machu Picchu é um lugar incrível. De lá o esquema é o mesmo que o anterior bastra reservar um trem pela Peru Rail neste caso a rota é Ollantaytambo/Machu Picchu e vende online (aqui).

Trilhas Incas

Esse é um caminho mais aventureiro que possui diversas opções e algumas empresas licenciadas a fazer (empresas licenciadas aqui). Existem diversos roteiros de 2 a 6 dias que basicamente passam dias e noites andando pela mata partindo normalmente do km 82 da ferrovia Cusco. São diversas rotas de peregrinação e purificação que passam por sítios arqueológicos importantes do Peru. O ponto máximo dessa aventura certamente é a vista de Machu Picchu por cima algo que poucas pessoas têm acesso e energia.

Passo 4 – Águas Calientes a Machu Picchu (A pé ou de ônibus)

  • Pegar um ônibus para a entrada do parque – Não compre passagens de terceiros (a não ser que esteja incluso em algum pacote), existe ponto de venda autorizado dentro de Águas Calientes, fica bem na pracinha principal.
  • Ir a pé pela manhã – É uma boa subida que exige um bom preparo físico.

Esperamos ter ajudado e sanado a dúvida de muitas pessoas. Caso não tenhamos sanado, deixe seu comentário que te ajudamos! Até a próxima!

Hospedagens no Peru? Procure por aqui e contribua com o blog


Booking.com

Leia também

Bolívia, Chile e Peru em 21 dias Essa é nossa primeira sugestão de roteiro para o seu mochilão por parte da América do Sul. Bolívia, Chile e Peru em 21 dias. Tudo feito por conta próp...
Dicas para viajar a Ushuaia (ainda que você odeie a palavra “dica”)! Roupas Levar roupas adequadas. Que sejam quentes, cómodas e impermeáveis. Nada de sapatilhas ou botas elegantes e desnecessárias. O importante é não ...
As 15 cidades coloniais mais bonitas da América do Sul Com a chegada dos colonizadores à América do Sul, trouxeram com eles a habilidade indiscutível de construir cidades perfeitas. Iremos agora fazer uma ...
O que você realmente precisa saber sobre Ushuaia Ushuaia é uma cidade Argentina, capital da Província da Terra do Fogo. Também é considerada “La ciuldad del fin del mundo”, isso porque ela está do ou...
Tudo que você precisa saber sobre Togo Togo é um daqueles países que você se apaixona ainda olhando de cima, pela janela do avião. Quase todos os grupos étnicos do Togo acreditam fielmente...
Chacaltaya Chacaltaya é mais uma daquelas surpresas boas que a Bolívia nos proporciona. Localizada a 40 Km de La paz, a montanha faz parte da cordilheira Real e ...
  • Patrícia Clementino

    Uma dúvida!

    Se eu pegar a Van pra Águas Calientes, de lá vou ter que voltar pra Ollantaytambo?

    É a primeira vez que eu e meu namorado vamos pra lá, e como o dólar ta pela hora da morte, estamos tentando gastar o menos possível em dólar.

  • Olá! O método mais econômico é alugar um translado de Cusco até a hidrelétrica e de lá ir a pé até Águas Calientes, são cerca de 7 Km de caminhada com paisagens incríveis. Esta van passa por Ollantaytambo.
    A outra opção é ir de Cusco para Ollantaytambo de van/taxi e de lá ir de trem para águas calientes (mais caro).
    Lembrando que não é possível ir de van para Águas Calientes.
    É bem provável que vocês precisem de pelo menos dois dias de hospedagem em Águas Calientes se forem a pé, pois vocês chegarão de tarde e somente no outro dia pela manhã irão para Machu Picchu (para aproveitar melhor o tempo) e somente no outro dia para retornar.
    Bom Mochilão!

  • Olá! O método mais econômico é alugar um translado de Cusco até a hidrelétrica e de lá ir a pé até Águas Calientes, são cerca de 7 Km de caminhada com paisagens incríveis. Esta van passa por Ollantaytambo.
    A outra opção é ir de Cusco para Ollantaytambo de van/taxi e de lá ir de trem para águas calientes (mais caro).
    Lembrando que não é possível ir de van para Águas Calientes.
    É bem provável que vocês precisem de pelo menos dois dias de hospedagem em Águas Calientes se forem a pé, pois vocês chegarão de tarde e somente no outro dia pela manhã irão para Machu Picchu (para aproveitar melhor o tempo) e somente no outro dia para retornar.
    Bom Mochilão!

Machu Picchu, Urubamba, Cusco, Peru

Como chegar