[lastupdated before="Last update:"]
Imagem de Fundo

Dicas para Sandboard no Atacama

Valle de la muerte, San Pedro de Atacama, Chile Autor: Nós2 de Mochilão em 17 novembro 2016

No famoso deserto do Atacama, além das belas paisagens e várias atrações turísticas da região como Valle de La Luna, Valle de la Muerte, Pedra do Coyote, Laguna Cejar, Salar de Tara e os passeios astronômicos entre tantos outros, podemos praticar uma atividade esportiva que adoramos que é o Sandboard.

Em San Pedro do Atacama a prática do esporte é feita basicamente no Valle de la Muerte, pois lá existem muitas dunas gigantescas de areias finas e com vistas impressionantes de todo Vale. Para ter ideia dessa vista, em alguns momentos chegamos a pensar que estávamos em outro planeta.

Basicamente são duas opções para ir praticar o esporte no Atacama:

  • Através de agências de turismo;
  • Por conta própria.

Tour por agências de Turismo

Agências oferecem a opção pela manhã e pela noite basicamente, saindo uma van com todo equipamento, lanche e é claro os visitantes para o Valle de La Muerte. Como pode-se imaginar está é a opção mais cara, porém a menos cansativa certamente ainda mais se for pela noite. Falando da opção noturna algumas agências oferecem o tour astronômico e o sandboard na mesma noite ou seja, você pode surfar nas dunas do Atacama a luz das estrelas. Consegue imaginar?

Sandboard à noite indicamos fazer através de agências, por ser necessário mais cautela. É encantador estar no deserto à noite, vendo a lua nascer de cima das dunas, com sensação de estar a poucos metros do céu! Por lá em algumas épocas a lua nasce a meia noite, por isso os passeios geralmente saem às 23h. Quando estivemos em Atacama, foi exatamente nesse período e valeu muito a pena fazer esse passeio e se deixar influenciar por tanta beleza que a noite nos ofereceu.

Ir por conta própria

Por conta própria a opção é alugar uma bicicleta, alugar uma prancha de sandboard e pedalar cerca de 2 Km até as dunas do Valle de La Muerte. No mesmo lugar onde você aluga a bicicleta podem te informar o caminho que é bem simples, porém bem cansativo pois trata-se de uma grande subida principalmente quando se entra no Valle.

Para se arriscar por conta própria no deserto, a melhor opção é ir durante o dia, de manhã ou no final da tarde por causa do forte sol.

Dicas

Vá o mais cedo possível e leve protetor

A temperatura aumenta muito com passar do dia. O sol do deserto não é brincadeira, você sente que está derretendo portanto também não se esqueça do protetor solar mesmo que tenha sol.

Se for a noite, leve um agasalho, pois nesse período a temperatura no deserto cai e faz muito frio. E não esqueça a lanterna.

Leve muita água

Se bebe um litro de água em média leve 2 litros. Você perde muito líquido no deserto. É serio.


Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?


A dica vale tanto pro dia quanto para noite, pois o clima é bastante seco.

Não leve a sua câmera fotográfica

A não ser que seja uma câmera esportiva que pode-se usar uma proteção como a GoPro, não recomendamos levar pois as lentes vão arranhar. Areia é muito fina e os ventos são fortes. Uma opção é levar uma lente mais antiga caso a sua câmera possa trocar de lente.

Não vá sozinho

É uma atividade de muito risco, pois você pode se machucar ou até mesmo se perder no Valle. Caso não tenha companhia consiga uma antes de partir para o deserto.

Sobre o sandboard

É uma atividade muito mais difícil que se pode imaginar, porém muito prazerosa pois aumenta adrenalina quando o vento bate no rosto e a velocidade começa a aumentar de forma exponencial (pode ser um pouco assustador), podemos rir bastante com as quedas. E são muitas quedas rs.


E você já fez sandboard ou está afim de fazer? No Atacama? Tem alguma dúvida ou dica? Compartilhe conosco, comente. Até a próxima!

Roteiros que visitam esse destino:

Hospedagens no Chile? Procure por aqui e contribua com o blog



Booking.com

Leia também

13 dicas para comprar voos baratos Todos sabem que no momento do planejamento da viagem o mais difícil é comprar as passagens, que nem sempre possuem um preço atrativo. Sempre nos pergu...
O que você realmente precisa saber sobre Ushuaia Ushuaia é uma cidade Argentina, capital da Província da Terra do Fogo. Também é considerada “La ciuldad del fin del mundo”, isso porque ela está do ou...
Chacaltaya Chacaltaya é mais uma daquelas surpresas boas que a Bolívia nos proporciona. Localizada a 40 Km de La paz, a montanha faz parte da cordilheira Real e ...
Capitólio e região em 4 dias Essa é nossa  sugestão de roteiro para o seu mochilão por Capitólio e região em 4 dias. Tudo feito por conta própria, campings, passeios, etc. A plani...
Cachoeira do Tabuleiro Feriado chegando e nada melhor que planejar aquela viagem rápida e prazeirosa. Cachoeiras são sempre boas pedidas, com lindas paisagens e águas gelada...
Turismo consciente no Sudeste Asiático *Atenção esse post contém vídeo, escritas e imagens fortes, que podem sensibilizar e partir sua alma. A experiência de estar perto de um elefante sem...

Valle de la muerte, San Pedro de Atacama, Chile

Como chegar