[lastupdated before="Last update:"]
Imagem de Fundo

17 Curiosidades sobre a Tailândia

Thailand Autor: Nós2 de Mochilão em 2 março 2017

Em menos de 3 dias embarcaremos rumo a Tailândia e nesse tempo de planejamento da viagem, pesquisamos muito e achamos várias curiosidades sobre esse país surpreendente.
Para quem está pensando em viajar, para quem já visitou o país ou para aqueles que simplesmente gostam de conhecer mais sobre as histórias locais, fizemos esse post recheado de informações.

  1. Antigamente foi o Reino de Siam. Em 1939 passou a se chamar Prathet Thai, que significa “país livre” ou Thailand “terra dos Thai”, como é conhecida atualmente. Sua capital é Bangkok e que curiosamente possui o nome mais comprido do mundo, formado por 169 letras. Bangkok seria apenas uma abreviação, que signifa “cidade dos anjos”, o nome original é Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayutthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchani Buriron Udomratchaniwet Mahasathan Amon Phiman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit, ufa! O idioma oficial é o tailandês e a capital possui 65 milhões de habitantes (por isso é considerada a capital mais louca do mundo).NomeBangkok-Mochilao-Trip
  2. É um país com monarquia constitucional, e o rei Bhumibol Adulyadej, que esteve no trono desde 1949 até outubro de 2016, foi considerado o chefe de estado com mais tempo ocupando o cargo. O rei era tão amado e referenciado como um semideus pelo povo, que no dia 13 de outubro de 2016 o país parou e decretou luto pela sua morte. Luto que durou por 3 meses. Cada site que entramos nesse período estavam em preto e branco e com a foto de Bhumibol em destaque. Seu sucessor é o seu filho Maha Vajiralongkorn, que ainda não possui a mesma popularidade do pai, mas já tem o respeito da população.
  3. O país é totalmente religioso, sendo 95% da sua população budistas tradicionais e as minorias multamos, hindus e cristães. Em algumas regiões do Sul, prevalece o Islamismo. Os monges tailandeses vivem de doações.

    Monges Tailandeses =)

  4. A Tailândia é a segunda economia mais forte do Sudeste Asiático depois da Indonésia. E isso se dá principalmente pela exportação de arroz e pelo turismo local.
  5. A honra é um conceito muito importante na cultura tailandesa e por esse motivo quase nunca você verá as pessoas discutindo ou gritando em público.
  6. A saudação que realizam juntando as mãos e abaixando a cabeça se chama Wai e a questão de abaixar a cabeça é estritamente em respeito ao outro de acordo com a idade e com o grau de proximidade.
  7. É visto como falta de educação tocar a cabeça de uma pessoa. Mesmo sendo um cafuné em uma criança, o que para a gente é visto como sinal de carinho para eles é uma baita falta de respeitos.
  8. Ainda sobre respeito, é considerado falta de educação sinalizar ou apontar algo ou alguém com os pés. Da mesma forma é considerado insulto, pisar em comida ou passar por cima de alguém que está sentado ou deitado no chão. Falando ainda em pés, não são bem vistas pessoas que colocam os pés nas cadeiras, os quais devem estar apenas no chão. E não se deve NUNCA apontar os pés para imagem de Buda, bem como entrar com sapatos em algum templo ou em uma casa.
  9. A gastronomia tailandesa é exótica e mescla 5 sabores: doce, picante, cítrico e salgado (mesmo não sendo usado sal para salgar). O ingrediente básico é o arroz e está presente em quase todos os pratos.Comida Tailandia Mochilao
  10. É considerado ilegal pisar em notas ou moedas de dinheiro, pois possuem a imagem do rei. E a imagem dele é sagrada.
  11. A Tailândia é um pais muito aberto e tolerante a respeito da homossexualidade. Bangkok é uma das cidades mais Gay friendly do mundo, porém por outro lado, os gays não podem estudar para serem professores nem entrarem para o exército.
  12. Para comer, os tailandeses usam os palitinhos ou apenas um garfo e uma colher. A colher se usa como garfo e o garfo se usa como faca (para empurrar a comida para a colher). Os tailandeses acham muito estranho que alguém use o garfo para levar comida à boca. Quando terminam de comer, colocam o garfo encima da colher no meio do prato e isso significa que estão satisfeitos com o que comeram.
  13. Papel higienico Comida Tailandia Mochilao

    Papel higiênico na mesa

    Nos restaurantes os papéis higiênicos quase nunca são disponibilizados nos banheiros e sim em cima da mesa, para ser usado como guardanapo.

  14. O hino toca duas vezes por dia nos lugares públicos, trens, etc. Os tailandeses param o que estiverem fazendo e ficam parados até que o hino termine. Por respeito, os estrangeiros devem fazer o mesmo.
  15. Os cachorros por lá possuem seguro de vida. Isso mesmo, existe uma companhia que oferece remuneração em caso de morte da mascote. Se o dog for estrangeiro e com pedigree, o seguro cobre até 500.000 baht e se é de raça local, cobrem até 500 dólares.
  16. Todas as frases ditas no idioma tailandês (que por sinal é complicadíssimo), tem diferenciação para homem e mulher. Exemplo: os homens terminam as frases com Khrap e as mulheres com Kha.
  17. Na Tailândia existem mais de 5000 lojas 7-Eleven. Isso mesmo CINCO MIL lojas de conveniência da rede estadunidense que vende comida, gasolina, remédios, bebidas, produtos de higiênica e beleza, e o mais importante com muito ar condicionado para aguentar o calor que chega a quase 40 graus celsius, com sensação térmica de 45… UFA!
    7-eleven-mochilao-tailandia

    A famosa 7 Eleven

Bom gente, por enquanto é só. Quando voltarmos daremos maiores detalhes desse país. Estamos ansiosos para embarcar nessa aventura. Quer viajar conosco? Confira o nosso post sobre o nosso roteiro aqui.

Acessem o blog, instagram e facebook e nos acompanhem.

Hospedagens na Tailândia? Procure por aqui e contribua com o blog



Booking.com

Leia também

Tudo o que você precisa saber sobre as Líneas de Nazca As famosas e enigmáticas Líneas de Nazca no Peru, sem dúvidas é um roteiro imperdível para quem vai se aventurar em terras peruanas, mas muitos mochil...
Bolívia, Chile e Peru em 21 dias Essa é nossa primeira sugestão de roteiro para o seu mochilão por parte da América do Sul. Bolívia, Chile e Peru em 21 dias. Tudo feito por conta próp...
10 lugares imperdíveis para visitar em Lima e seus arredores Ah nossa querida Lima, uma cidade cheia de contrastes. A capital Peruana é cheia de encantos, apesar de haver controvérsias. Fria e úmida apesar de qu...
Como não se decepcionar com o Salar de Uyuni Em 2015 quando viajamos para Bolívia, visitamos um dos lugares surreais do país, o Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo. Nos surpreendemos c...
Andando nas nuvens em Uyuni Na Bolívia existe uma lenda muito antiga de origem aimara (nome dado a um determinado povo, da Era pré-colombiana no sul do Peru, Bolívia, Argentina e...
As 15 cidades coloniais mais bonitas da América do Sul Com a chegada dos colonizadores à América do Sul, trouxeram com eles a habilidade indiscutível de construir cidades perfeitas. Iremos agora fazer uma ...


Thailand

Como chegar