[lastupdated before="Last update:"]
Imagem de Fundo

10 lugares imperdíveis para visitar em Lima e seus arredores

Lima, Peru Autor: Nós2 de Mochilão em 24 agosto 2017

Ah nossa querida Lima, uma cidade cheia de contrastes. A capital Peruana é cheia de encantos, apesar de haver controvérsias. Fria e úmida apesar de quase nunca chover por lá, mas repleta de coisas legais para ver e fazer.

Aqui vai uma curiosidade, você sabia que Lima fica sem chuva por anos? Por isso que a maioria das casas não possuem telhados no último andar onde geralmente ficam as cozinhas.

Morei em Lima durante um ano e uma coisa é certa, cada canto surpreende seja pela beleza ou pela estranheza rs. Então aqui vão algumas dicas do que você não pode deixar de visitar em Lima e seus arredores.

Locais em Lima:

1 – Cerro San Cristóbal

O cerro San Cristóbal é muito importante para a capital peruana. Na época da colonização pelos espanhóis foi considerado um Apu, ou seja uma divindade. Os espanhóis colocaram uma cruz no alto da montanha acreditando que ela era a protetora da cidade.

O San Cristóbal possui 400 metros de altura e é um mirante natural de Lima. Recomendamos esse lugar, porque permite ver todos os contrastes da cidade. A subida é realizada por um dos bairros mais populates e antigos e lá de cima é possível ver os grandes edifícios das zonas bancárias e empresariais de San Isidro, os bairros chiques e também os mais populares que cresceram desde a explosão demográfica que teve inico em meados dos anos 50. Para entender a complexidade e crescimento de Lima é preciso observá-la de cima e uma boa maneira de fazer isso é através do mirante.

2 –  Da Plaza San Martín até a Plaza de Armas

O centro de Lima sem dúvidas é o local mais visitado da capital peruana. Isso porque seu centro histórico é um dos mais conservados e foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade.

Indicamos tirar um tempo a mais e caminhar desde a Plaza San Martín passando pelo Jirón de la Unión, até a Plaza de Armas, a praça principal da cidade.

Além da catedral e do palácio do governo é possível visitar com um guia o Palácio Municipal para conhecer mais da história e da cidade.

Hoje em dia é fácil encontrar áudios guias para percorrer o centro de Lima e ir escutando informações interessantes sobre os monumentos, casarões e praças centrais.

3 – Parque da Reserva

Incrivelmente lindo… e o melhor é visita-lo a noite entre quinta e domingo para ver o show de luzes e músicas nas fontes de águas que começam por volta das 19h, mas o parque fica aberto o dia todo. Recomendamos porque é muito lindo o espetáculo e em poucas cidades vimos algo parecido, ainda mais pelas imagens em 3D.Peru_Mochilao_Viagem


Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?


Para quem já foi em Petrópolis, por lá contece algo parecido que é o Som e Luz no Museu Imperial.

Se for visitar no verão é importante levar outra muda de roupa, caso queira se aventurar em uma das fontes e brincar de se esquivar da água. Em outras estações o frio predomina, mas quem tiver coragem, nada impede, pois várias fontes são interativas. E existe um túnel de água que você passa por baixo e não se molha, dá para tirar altas fotocas boas rs (não como essa ai rs). Aqui podem encontrar os horários e custos do circuito mágico de água. (http://www.parquedelareserva.com.pe)

4 – Malecón de Miraflores

Um dos nossos lugares preferidos em Lima. É um lugar perfeito para ver o mar e voar de parapente.

Lima_Peru_MochilaoCaminhar pelo malecón rodeado de parques, entre eles o parque del amor é extraordinário. Além de ter muitas atividades esportivas e culturais, o clima é super agradável, sendo um dos melhores lugares para correr, caminhar, passear com animais de estimação e no verão ainda pode desfrutar melhor o sol. E para os amantes de surf, o ano todo encontram-se vários surfistas pelas praias de miraflores. O mar é super propício para a prática desse esporte.

Por lá também fica o shopping de Lacomar que possui várias lojas, cinemas, boate, restaurantes, cafés, lanchonetes e uma vista pra lá de incrível da costa verde.

 5 – Museu Metropolitano de Lima

É um museu que divide opiniões, muitos criticam e muitos amam. Mas achamos que é um aboa opção para quem tem tempo e quer conhecer mais sobre os principais aspectos da história do país e da cidade de uma forma bem diferente e criativa, sendo totalmente audiovisual e com alguns efeitos em 4D.

6 – Museu das Catatumbas

Parece meio fúebre mas é uma atração imperdível em Lima. Localizado na Basílica e Convento de São Francisco, possui milhares de ossos separados por tipos, braços,pernas, cabeças e estão empilhados em uma cova profunda com 10 metros de profundidade. O local é um pouco assustador, mas a história é para lá de interessante.

Antigamente o lugar servia como cemitério para membros da fraternidade. O uso de igrejas como cemitérios era bem comum não só por lá mas em diversos locais do mundo, inclusive aqui no Brasil. Porém, em Lima após o ano de 1821, com a construção de um cemitério geral foi proibido o uso da basílica para tão finalidade. Mas reza a lenda que até hoje muitos membros ainda não enterramos por lá. Sem dúvidas é um ponto turístico horripilante mas inesquecível.

Para conferir preços e horários para visitação, basta acessar o site do museu aqui (http://museocatacumbas.com/)

7 – Lomas de Paraíso

Outro lugar para estar em contato com a natureza e respirar ar puro. Situado na vila María del Triunfo, é um surpreendente lugar com serras verdes dentro da cidade totalmente preservados, em contraste com a paisagem plana de quase toda capital.

Lugar ideal para fazer trilhas e conhecer um pouco da flora peruana. Atualmente existem dois circuitos de trilha em Lomas, o circuito pequeno e o grande. Fizemos o pequeno e durou aproximadamente 2 horas e meia.

Antigamente o local das trilhas eram utilizados para a caça de veados, e ainda hoje encontram alguns durante a caminhada.

8 – Museu Larco

Outro lugar surpreendente de lima, dessa vez pela extravagância e desinibição da mórbida cultura do antigo Peru. Uma mescla de várias culturas e um passado cheio de histórias.

Se enganam que a “sacagem”existe há pouco tempo rs, esse museu possui a maior coleção de cerâmicas eróticas do Perú, todas elas da época do império Inca e dos Moches (uma cultura peruana do século II) e uma ala inteira dentro do museu só para elas.

Outras civilizações ocidentais permitiram obras eróticas como arte  apenas após o século XX o que foi chamado de “Arte Conteporãnea” mas os peruanos já eram mestres nesse quesito desde o século II e III. Olha só que danadinhos…

Para quem se assustou com o tema, pode ficar tranquilo, pois o museu conta com mais de 45 mil peças sobre a cultura inca e pré-inca, entre elas, vestuários, joias, utensílios domésticos. Enfim, é um local perfeito para conhecer tudo sobre a história do Peru.

Destinos nos arredores de Lima

9 – Islas Palomino

Para quem curte contato com a natureza esse passeio é um dos mais recomendáveis. Em apenas uma manhã é possível conhecer 4 ilhas e ver leões marinhos e pinguins. É incrível poder encontrar um refúgio silvestre em tão poucas horas de Lima.

Algumas empresas que fazem esses passeios permitem nadar com os leões marinhos, mas não achamos uma boa ideia, porque esses bichinhos fedem demais.

Escolhemos a agência Eco Cruceros e foi ótimo. O marinheiro e a equipe de apoio foram bem atenciosos e isso nos fez sentir muito seguros.  Pois a empresa realiza esse tour há muitos anos e você pode agendar facilmente pela barrinha que eles possuem no porto, por telefone ou por e-mail como fizemos. A Eco Cruceros tem uma agência em Miraflores para quem preferir.

Passamos por 4 ilhas: Isla de San Lorenzo a maior de todas, onde foi cenário de várias guerras e piratarias no passado. Atualmente é uma zona naval e é proibido o desembarque nela. Isla Cabinzas, várias pequenas ilhas rochosas que servem de refúgio para aves marinhas, dentre elas os pelicanos e pinguins.  Isla El Frotón, uma ilhota bem do lado da San Lorenzo onde fica a antiga prisão. Isla Palomino onde se encontram mais de 6000 leões marinhos.

Lembram que falamos que leão marinho fedem muito, agora imagina mas de 6000 deles juntos. Pois é, o fedor étão forte que quando o barco se aproxima é distribuido algodões com essência de alfazema para que a tripulação possa cheiras e aliviar o mau cheiro.

Mas é uma sensação incrível ver aqueles gigantes assim de pertinho, tínhamos visto apenas em documentários da National Geographic quando vimos pessoalmente foi muito emocionante. Ah outro detalhe, pinguins são lindinhos no filme Madagascar, mas aquelas aves também fedem um pouquinho e não são limpinhos como os da Antártida rs.

10 – Pachacamac

O Oráculo de Pachacamac é um espetacular complexo arqueológico, composto por pirâmides e templos dedicados ao Sol e a Lua. E é um dos mais importantes próximos a Lima.

Esse santuário foi construído por volta do ano de 1800 e foi frequentado por vários tipos de culturas até o último dia do apogeu Inca. Segundo muitos arqueólogos e historiadores, Pachacamac era considerado o lugar mais importante da Costa do Peru. Um grande centro de peregrinação de homens de quase todas as regiões que levavam suas oferendas e consultavam o oráculo para saber sobre o futuro.

Dentre as atrações estão:

O Complexo Adobito – Que são espécies de pirâmides ou edifícios feitos com tijolos moldados a mão.

O Accllahuasi – Um corredor em zigue-zague que vai até o primeiro pátio do complexo.

As Pirâmides com Rampas – Consideradas como o centro principal do complexo.

Praça dos Peregrinos – Espaço que servia de “sala de espera” para os peregrinos que iam consultam o oráculo.

Templo Pintado ou Templo de Pachacamc – que foi construído para ser a casa do oráculo,  um de seus lados tem grandes escadas que foram pintadas com muitas cores e desenhos com representações de pessoas, plantas e peixes.

Templo Urpiwachak  ou Templo Velho – Recebeu esse nome em homenagem a esposa de Pachacamac que tinha esse nome e que significa de acordo com mitologia andina, pequenas pirâmides.

Templo do Sol – Localizado no topo de uma grande rocha, possui quatro pirâmides onde eram realizados os sacrifícios.

O tour dura cerca de 3h e fizemos com a Mystery Peru. Para quem gosta de história é um bom passeio, rico em cultura.


Bom gente essas são as nossas dicas preciosas para a capital desse país surpreendente que o é Peru. E você possui mais algum local legal em Lima? Comente para gente… 😉

Leia também

Andando nas nuvens em Uyuni Na Bolívia existe uma lenda muito antiga de origem aimara (nome dado a um determinado povo, da Era pré-colombiana no sul do Peru, Bolívia, Argentina e...
Bolívia e Chile em 21 dias Essa é outra sugestão de roteiro para mochilão em parte da América do Sul. Dessa vez os países escolhidos foram apenas Bolívia e Chile em 21 dias. Com...
Capitólio e região em 4 dias Essa é nossa  sugestão de roteiro para o seu mochilão por Capitólio e região em 4 dias. Tudo feito por conta própria, campings, passeios, etc. A plani...
O surrealista deserto de Salvador Dalí A Bolívia possuí muitas maravilhas naturais a oferecer, mas nem sempre está presente no roteiro dos mochileiros. Além do fantástico Salar de Uyuni (co...
13 dicas para comprar voos baratos Todos sabem que no momento do planejamento da viagem o mais difícil é comprar as passagens, que nem sempre possuem um preço atrativo. Sempre nos pergu...
Chacaltaya Chacaltaya é mais uma daquelas surpresas boas que a Bolívia nos proporciona. Localizada a 40 Km de La paz, a montanha faz parte da cordilheira Real e ...


Lima, Peru

Como chegar